SOL e CALOR - Proteção é Fundamental!

As temperaturas elevadas e a exposição ao sol podem levar a queimaduras, desidratação, fadiga, agravamento das doenças crónicas, insolação ou golpe de calor, que pode levar à morte e ao cancro da pele, cada vez mais presente entre nós.


Todas as pessoas são vulneráveis ao calor, mas há certos grupos que necessitam de maior vigilância: as crianças, os idosos, os portadores de doenças crónicas, as pessoas obesas, as pessoas com problemas mentais, as pessoas acamadas e os trabalhadores expostos ao sol.

Todos os anos falamos e relembramos os cuidados básicos que devemos ter com o sol e com o calor, no entanto, continua a existir muito descuido nestes cuidados. Por isso, considera-se importante relembrar pequenos cuidados que devemos ter nesta época do ano, para bem da nossa saúde:

- Beber muitos líquidos, preferencialmente água, para evitar a desidratação;

- Fazer refeições leves e frequentes, evitando alimentos “mais pesados” e muito condimentada;

- Usar roupas leves e soltas, preferencialmente de algodão;

- Utilizar um chapéu de abas largas e óculos de sol;

- Evitar expor-se diretamente ao sol, nomeadamente entre as 11 e as 16 horas;

- Utilizar protetor solar de índice elevado, sempre que estiver ao sol;

- Evitar estar dentro de viaturas expostas ao sol - não fechar completamente as janelas e nunca deixar crianças ou pessoas idosas dentro dos veículos;

- Diminuir os esforços físicos nos períodos de maior calor, sempre que possível; - - Repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;

-Tomar duche com água tépida, nos períodos de maior calor, evitando mudanças bruscas de temperatura.

Cumprir estas orientações é necessário e fundamental.

Boas Férias!