A situação de pandemia relacionada com o coronavírus tem afetado as familías tanto nas questões do seu dia a dia, como em questões laborais relacionadas com despedimentos, baixas médicas ou até em casos de layoff.

Devido a estas razões, e pelo facto de serem situações que vão afetar de alguma forma as finanças familiares com dificuldades no pagamento dos serviços essênciais como a eletricidade e o gás, várias empresas do setor tomaram algumas medidas que visam proteger os seus clientes face ao cenário de crise atual.

As maiores companhias de eletricidade do país tomaram medidas tais como:

• Mais flexibilidade no pagamento das faturas da energia: adiamentos e parcelamentos;

• Cancelamento todos os cortes de luz programados.

• Oferta de um mês de luz e gás através da criação de fundos.

• Apelo ao uso de canais alternativos, com reforço da capacidade de resposta através de telefone e internet (tanto para consultas de faturas, pagamentos, alterações contratuais como mudar a potência ou realização de contratos de luz);

Estas medidas além de ser uma tentativa de aliviar o esforço financeiro nesta altura, servem também para evitar que a população se desloque à rua, evitando possíveis contágios.

Tendo em conta que as medidas diferem para cada companhia, os consumidores devem entrar em contacto com as mesmas, e obter com maior detalhe que medidas de proteção lhes podem ser aplicadas.

TARIFA SOCIAL DE ELETRICIDADE E GÁS NATURAL (todas as companhias)

Os consumidores beneficiários do desconto Tarifa social EDP e de outras companhias – tarifa social – devem confirmar se o mesmo está a ser aplicado na fatura da energia, pois o desconto pode ser atualizado ou renovado a cada três meses.

Por outro lado, os consumidores que considerem ter direito, e que não tenham, deverão contactar com as respetivas empresas e questionar sobre a aplicação automática da tarifa social que pode sera acumulada com outros descontos comerciais.

Para mais informações sobre os apoios que fazem parte das medidas de proteção e tarifa social, aceda a:


https://lojaluz.com/gestoes/tarifa-social

https://selectra.pt/energia/empresas/edp/tarifa-social