Realizou-se na passada segunda-feira, dia 5, no salão da capela do Canedo do Chão, uma sessão de sensibilização sobre a obrigatoriedade de limpeza dos terrenos, numa ação conjunta da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, do Município e da Guarda Nacional Republicana.

Os esclarecimentos ficaram por conta do agente David Machado, da GNR de Mangualde e do Comandante Operacional Municipal, Eng. Pedro Amaral. Intervieram ainda, o presidente Freguesia, Marco Almeida e o vereador municipal, Rui Costa.

De acordo com a atual legislação, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais (espaços florestais e terrenos agrícolas) são obrigados a proceder à gestão de combustível (floresta, matos ou pastagens) numa faixa de largura não inferior a 50 metros em caso de casas isoladas, medida a partir da alvenaria do edifício, ou a 100 metros em caso de aglomerados populacionais.

A mesma legislação obriga ainda a uma faixa de proteção com largura não inferior a 10 metros para cada lado das bermas das vias. Além de dificultarem a propagação do fogo, essas faixas permitem que os bombeiros possam intervir com maior eficácia e segurança no combate aos incêndios.

canedo1 canedo3