Segundo os dados da Direção Geral da Saúde (DGS) os casos de gripe mantêm-se elevados, nomeadamente nos internamentos hospitalares, em Viseu. Por este facto, e para evitar novos contágios, o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) mantém ativo o seu plano de contingência para a gripe.

Para além das medidas de funcionamento interno implementadas, foi também decidido restringir as visitas aos doentes internados e reforçar as medidas de controlo de infeção. Face ao exposto, foi decidido que apenas é permitida a presença do acompanhante e uma visita por doente por cada turno de visita, com máscara de proteção, que será disponibilizada gratuitamente no átrio de entrada no hospital. Os horários de visita mantêm-se inalterados: sábados, domingos e feriados das 14h às 18h e nos restantes dias das 14h às 16h e das 18h às 20h.

É fundamental apelar à compreensão de todas as pessoas que desejem visitar os seus doentes, para cumprirem este Plano de Contingência que restringe as visitas por motivos de controle da Gripe, pois só assim se podem proteger os doentes, as suas visitas e a população em geral.

Importante relembrar que a Direção Geral da Saúde (DGS) recomenda ligar para o SNS 24 - Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24), em caso de suspeita de gripe, como a melhor alternativa antes de ir às urgências hospitalares.