Crianças e Jovens em Idade Escolar
De acordo com o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) da Direção Geral da Saúde, todas as crianças e jovens que frequentam as escolas, tem intervenção prioritária de saúde oral aos 7 anos, aos 10 anos e aos 13 anos de idade. Ou seja, os alunos que em cada ano civil completam as idades referidas têm direito a cheque dentista durante o ano letivo que iniciam nesse ano civil.
Face ao exposto, TODOS os alunos nascidos nos anos de 2004, 2007 e 2010, que se encontram matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, tiveram direito a um cheque dentista no ano letivo 2017/2018, independentemente da situação económica e de saúde de cada um.
Todos os cheques foram emitidos e entregues atempadamente e muitos já foram utilizados. No entanto, gostaria de lembrar que o prazo de validade/utilização dos mesmos termina no final do mês de outubro de 2018. Após esta data não é possível a sua utilização, nem emitir outro a substituir o primeiro.
Todas as crianças e jovens devem utilizar o cheque, mesmo que achem que não têm cáries, porque o programa para além dos tratamentos curativos, também contempla as intervenções de prevenção, ou seja, de proteção dos dentes. Os alunos que utilizarem e concluírem tratamento poderão, se for necessário e se essa necessidade for referida, ter acesso aos chamados “cheques intermédios”.
A marcação da consulta no dentista é da responsabilidade dos pais/encarregados de educação, que deverão dirigir-se ao consultório de um médico dentista à sua escolha, dentro ou fora do concelho, desde que este tenha aderido ao PNPSO.
Face ao exposto, relativamente aos alunos nascidos nos anos referidos, julgo importante aconselhar e informar os pais/encarregados de educação do seguinte:
- Certifique-se que recebeu o cheque a que tem direito e que já o usou;
- Se não usou, verifique o prazo de validade inscrito no cheque;
- Se necessitar de uma 2ª via, poderá solicitá-la na sua Unidade de Saúde, dentro do prazo de validade dos cheques;
- A emissão de cheques dentista intermédios (a pedir, se necessário) não será possível ser efetuada, se não forem usados os cheques dentista emitidos anteriormente;
- Se tiver dúvidas ou necessitar de algum esclarecimento adicional, poderá dirigir-se à Unidade de Saúde e solicitar informação.






