É fundamental verificar se o brinquedo é adequado à idade da criança

O Natal é uma época mágica e de brincadeira para as crianças. São inúmeros os brinquedos que recebem e que lhes proporcionam grande alegria e diversão. Os brinquedos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, no entanto, é fundamental e necessário prestar especial atenção e ter muito cuidado para evitar que provoquem acidentes.

Os acidentes mais graves com brinquedos acontecem em crianças com menos de três anos.
Brincar é muito importante para as crianças e os brinquedos, para além do entretenimento e diversão, contribuem para promover e facilitar o seu processo de desenvolvimento e crescimento, no entanto, é fundamental garantir a sua segurança. Os adultos deverão estar despertos e atentos para situações de risco de acidentes, que possam acontecer com as crianças enquanto brincam, e verificar se estão a ser cumpridas todas as recomendações.

A Direção Geral da Saúde recomenda, como um dos principais cuidados, a supervisão por parte dos adultos durante todo o período em que as crianças estão a brincar. Envolverem-se com os filhos nas suas brincadeiras, em vez de estar a ver à distância, poderá ser uma boa e adequada estratégia, contribuindo não só para a prevenção de acidentes enquanto brincam, mas também para fortalecer laços e promover a interação e partilha entre pais e filhos.

Desta forma … muitos acidentes podem ser evitados!